quarta-feira, 12 de junho de 2013

2) Definição do conceito de cidadania.

Cidadania é a vida em uma sociedade democrática associada na luta pelos direitos dos cidadãos, melhoria para realizar os deveres, além de liberdade, igualdade civil e política, assegurados pela lei e pelos direitos humanos, que não implicam apenas na conquista dos direitos, mas sim na continuidade desses direitos.
     A cidadania na antiguidade era mais voltada às praticas políticas, sendo que os cidadãos não tinham direitos e sim apenas deveres de servir aos de nível mais elevados. Roma e Grécia eram parecidas quando se diz respeito ao tratamento aos cidadãos comuns e os que não eram de seu país, que com o passar do tempo esses estrangeiros foram inclusos nessa cidadania, dedicando-se ao mercantilismo, mas ainda não havia ascensão política para nenhum dos grupos.
     A estrutura política da Idade Média estava formada por aqueles que eram detentores de poder e do saber - o Clero e a Nobreza-. Os cidadãos não tinham divisão a nada e ainda eram subordinados à nobreza. Isso mudou depois do ressurgimento da ideia de estado centralizado e nação clássica de cidadania ligada à concessão de direitos políticos.
     Ao longo do tempo a questão da cidadania foi sendo discutida e ajustada para que os cidadãos de uma sociedade tida como democrática, tivessem seus direitos de ser humano como liberdade e igualdade postos em prática.
     Nos dias atuais, nitidamente é observada uma profunda desigualdade social, porém o termo "cidadania" evoluiu com o passar dos anos e abrangeu sua concepção para todas as classes sociais. Deixou de ser apenas um ato político para se tornar uma série de deveres e direitos do cidadão. Na prática ainda há muito que se fazer para que direitos e deveres sejam os mesmos para todos.

Base para pesquisa: TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio.2 ed - São Paulo: Saraiva, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário